domingo, 20 de maio de 2007

Parece simples, mais até acostumar!

Usar a jQuery no dia a dia da programação, realmente faz com que certos hábitos sejam mudados, parece uma nova linguagem no inicio, mais na verdade a abordagem (sintaxe) é diferente, mais com resultados muito melhores, programa-se uma vez só e pronto.

De cara substituir o document.getElementById por $(), já vale pelos bytes que economizamos, senão de computador os da memoria da gente, além do mais, depois que pega a manha fica fácil, veja por exemplo pra acessar e alterar uma propriedade CSS.

Javascript

var ele = document.getElementById("id_objeto");
ele.style.display = "none"; /* sumir com o objeto da tela */

/* Obs: Eu fiz assim porque no Firefox, você tem que referenciar o objeto antes e jogar pra uma variavel para tratar posteriormente, pelo menos não da erro no debugador, agora no jQuery, esquece isso, ele faz sozinho */

jQuery

$("#id_objeto").css("display","");


Observações

  • Utilize sempre o # (cerquinha) para identificar o objeto referenciado pelo atributo ID utilizado nos objetos do seu script HTML.
  • Não esqueça que para utilizar as funções jQuery, em qualquer parte do seu projeto, deve-se ser feita a primeira chamada, não importa em que parte do projeto, através da função $(document).ready(function{ seu script aqui dentro }); uma vez feito isso, em qualquer lugar que você referenciar o jQuery, vai funcionar.
Use a vontade...
t+







5 comentários:

thales disse...

Vale lembrar que o jQuery oferece uma possibilidade ainda mais simples:


$("#objeto").hide()

Unknown disse...

Putz, pra qm meche a mto tem com Js... e mudar para um framework, é complicado d+
tem que mudar toda a metodologia
é praticamente aprender uma nova linguagem...

mas
gostei do blog
poste mais dicas como essa...
=D

[]'s

Luiz Carvalho disse...

muito bom o post

Lucas Schirm disse...

Vale também explicar que o uso da Tralha (#, cerquinha) se deve ao fato do jQuery esta bastante ligado com CSS, e como ele é feito para facilitar a vida dos designers, então eles seguiram os mesmos conceitos.

Quando quiser pegar o seguinte objeto:
input type="text" class="corpoTexto"

pasta fazer:

$(".corpoText").hide();

lembrando também que por padrão um ID nunca deverá se repetir num código HTML, já o class pode e deve se repetir, portanto o código acima irá modificar todos os itens da classe.

carlohcs disse...

Olá pessoal...estou tentando usar o Jquery para pegar um id...só que o id que quero pegar, é via uma função javascript, passando um parametro. Como eu resolveria isso?

$(document).ready(function(){
function ocultaDiv(obj){
if($(obj).css('display')=='none'){
...
}

eu não consigo manipular o id. Como faço para pegar quando é via parametro?

Grato.